| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Culto Antigo - O . D . Ú
Desde: 18/02/2015      Publicadas: 13      Atualização: 09/04/2015

Capa |  iyami - Minha mãe  |  O.D.U Organização do Universo
Orisá
Orixá, sango, candomble, aganju,
Orixá, sango, candomble, aganju,OBA AGANJÚ

Este sempre tem sido um tema que gera controvérsias, alguns afirmam que Aganjú seria uma divindade totalmente distinta e outros acreditam que seja um "caminho" de Sàngó ou na polêmica classificação de "qualidade de santo".
Em particular opino pela primeira opção, já que a iniciação e a consagração do noviço diferencia por demais das cerimônias de Sàngó, não somente nos ritos iniciáticos, assim como nos ritos de sacrifícios. Uma das mais expressivas diferenças estão no oferecimento de animais quadrúpedes, ou seja, à Aganjú se oferece o Òbúko Òdá " bode castrado; ao contrário de Sàngó que aprecia por demais o Àgbò " carneiro.

Orisa - riqueza, ajé, salunga, ouro,felicidade, orixá, asé,

Ajè Saluga simboliza para o Povo Yorubá o poder de Ganhar e Obter dinheiro para uma
vida sem dificuldades e com prosperidade extensiva a toda a familia.
Orisa - Este é um dos temas que muitos devotos da Religião Tradicional Indígena Iorubá (""sìn Ìbíl"" Yorùbá) devem ou deveriam buscar um maior esclarecimento.

O "b" (sacrifício/oferenda) ou Etùtù (rito de apaziguamento) têm como objetivo neutralizar alguma negatividade e/ou atrair alguma positividade para a vida do devoto. Quando Ifá (oráculo) é consultado, ele apresenta através da sabedoria do sacerdote, o que pode ser feito através de oferendas para neutralizar o negativo e atrair o positivo.
Orisa - E"u foi um dos filhos de Orunmilá que veio ao mundo em forma de orixá. Olodumare, Deus Supremo, mandou Orunmilá vir tomar conta do mundo, das pessoas e das coisas.

Nessa época havia muitos orixás, mas Esu era o mais corajoso, inteligente e brigão. Nas reuniões tomava a frente em tudo, e brigava com os outros. Por isso deixavam-no fazer o que quisesse, e concordavam com tudo que dizia. Assim Esu ficou sendo o braço direito de Orunmilá.
Até hoje os iorubá lembram-se primeiro de Esu em tudo o que fazem, para que ele não atrapalhe, e tudo dê certo.
Orisa - Exu o eixo do sistema religioso. é a divindade de maior atuação no contesto religioso da religião dos africano, resultado da interação de Obatala e Oduduwá e a intervenção de Olorun,

Esu é um dos Irunmale que veio do Ikole Orun para 0 Ikole Aiye com
proposito de harmonizar a vida dos seres humanos para que eles tenham
harmonia e que possam viver em paz.
Esu e urn orisá de múltiplos e contraditórios aspectos, 0 que 0 torna difícil
defini-Io de maneira coerente.



Capa |  iyami - Minha mãe  |  O.D.U Organização do Universo