| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Culto Antigo - O . D . Ú
Desde: 18/02/2015      Publicadas: 13      Atualização: 09/04/2015

Capa |  iyami - Minha mãe  |  O.D.U Organização do Universo


 O.D.U Organização do Universo
  08/03/2015
  0 comentário(s)


"Cultuar ""bàrà no dia 06/06, certo ou errado?" É uma tradição de inúmeras Casas de Candomblé (Ilé À"") e seus adeptos, fazerem festas, homenagens e oferendas para ""bàrà méjì (Odù), todo ano no dia 06/06.
Mas pergunto a todos estes que realizam essas "comemorações", de onde veio esta tradição, qual é a origem dela?
Isso é certo ou errado?

Para podemos chegar a uma explicação conclusiva se isso é correto ou não, temos antes que ter o conhecimento de alguns temas. O primeiro deles o que é ou são Odù"s?
"Cultuar ""bàrà no dia 06/06, certo ou errado?"
É uma tradição de inúmeras Casas de Candomblé (Ilé À"") e seus adeptos, fazerem festas, homenagens e oferendas para ""bàrà méjì (Odù), todo ano no dia 06/06.

Mas pergunto a todos estes que realizam essas "comemorações", de onde veio esta tradição, qual é a origem dela?
Isso é certo ou errado?

Para podemos chegar a uma explicação conclusiva se isso é correto ou não, temos antes que ter o conhecimento de alguns temas. O primeiro deles o que é ou são Odù"s?

Odù"s são "signos" de Ifá. São "capítulos" de uma Tradição Oral Nigeriana, chamada e conhecida por IFÁ. Em alguns ìtàn"s (relatos antigos, sagrados e orais desta Tradição Cultural) esses Odù"s são personificados, mas é algo simplesmente simbólico, e acredito-me, é o que gerou a grande confusão na cabeça de algumas pessoas (alguns sacerdotes e adeptos do Candomblé), que passaram a acreditar que os Odù"s são Divindades, assim como os Òrì"à. E no Brasil, criou-se o hábito de "assentar" os Odù"s, principalmente ""bàrà (por acreditarem que o mesmo traz riqueza e prosperidade), fazer oferendas, festas e etc., há alguns Odù"s que certos sacerdotes dizem que é até melhor "despachar". Mas temos que deixar claro que: essas concepções são totalmente ERRÔNEAS.
- Odù"s não são Divindades iguais aos Òrì"à.
- Não se "assenta" Odù"s, assim como se "assenta" os Òrì"à.
- Não devemos alimentar Odù"s, muito menos despacha-los.
Outra coisa, os Odù"s são em um total de 256, 16 primários (M""rìndínlógún Odù Àgbà) e 240 secundários ("m" odù) e nosso Ano possui apenas 12 meses, e ai?
Como fazemos?
Só festejaremos até o 12º Odù?
Bem complicado isso né?
Para deixar mais complicado ainda e mostrar que essa comemoração é infundada, vamos lá, ""bàrà (méjì) na ordem de senioridade de Ifá, ocupa o 7º lugar e não o 6º, então, se realmente existisse uma comemoração para o mesmo, algo que não existe dentro de sua tradição original, o mesmo deveria ser comemorado no sétimo mês do ano e não no sexto.
E mesmo assim, continua a pergunta, se são 256 Odù"s e apenas 12 meses, como faríamos com os outros?
A resposta mais tradicional para essa pergunta é: NÃO FARIAMOS. Não festeja se ou comemora-se Odù.

Odù"s são também configurações oraculares, utilizadas nos oráculos sagrados dos Iorubás e dos Fons, em oráculos como Ikin Ifá, ""p""l"" Ifá e M""rìndínlógún Ifá (Jogo de Búzios).

""bàrà (Méjì) não é apenas o Odù da prosperidade, é também o Odù que fala de mentira, traição, miséria, inveja, e outras negatividades. Através deste "signo", se assim podemos descrever, falam inúmeros òrì"à, como È"ù, "bàtálá, "àngó, """""""sì, etc., então, o que seria correto é alimentarmos estes Òrì"à, dentro deste Odù, ou seja, pelas indicações deste Odù. Isso é o correto de acordo manda a tradição original.

As pessoas que fazem oferendas e festas a ""bàrà, estão na verdade alimentando È"ù e algumas vezes """""""sì. E dizendo que é ""bàrà.

Se o leitor for até alguma Casa de Religião Iorubá (Ì""""e) ou Religião Afro-brasileira (Candomblé) e falarem que você deve assentar ""bàrà para ter prosperidade ou dar oferendas para o mesmo, procure outra casa, com certeza o sacerdote desta casa não conhece o que é ""bàrà. Existe sim, oògùn (magias, medicinas, preparados) que são feitos dentro deste Odù e ficam em nossa casa para que nos gere prosperidade, mas não são assentamentos (Ojúb", Àmì Òrì"à), são oògùn (medicinas, magias, amuletos).

Bom caro leitores, acredito que depois desta explanação, podemos concluir perfeitamente que: NÃO COMEMORA-SE ""BÀRÀ no dia 06/06 (Seis de Junho). ""bàrà não é uma Divindade, também não é um È"ù. ""bàrà é um "signo" de Ifá. Uma configuração oracular. O capítulo de uma Tradição Oral Iorubá, que narra inúmeros mitos antigos (ìtàn"s).

Espero com este pequeno artigo, ter contribuído para a finalização deste costume infundado existente no CULTO A ORIXÁ NO BRASIL.
  Web site: odu  Autor: Paulo Ganga


  Mais notícias da seção Odu no caderno O.D.U Organização do Universo
08/03/2015 - Odu - Curso teórico e prático de Ifá . através da divinação de merindilogun (16 Búzios) e Obi Abatá (Obi de 4 gomos). Oráculo " Jogo de Búzio
Objetivo específico 1 - Aprofundar o conhecimento da cultura e do sistema de Ifá;2 " Dar conhecimento da prática do jogo de búzio e do Obi Abatá;3 " Apresentar a visão lógica e concreta. Publico alvo Ebomy, Pesquisadores, adeptos da religião que queira ampliar seu rol de conhecimento....
18/02/2015 - Odu - Com a proposta de fornecer suporte aos integrantes do Candomblé, pesquisadores, simpatizante, estudioso etc., o jornal Culto Antigo O . D . Ú apresentamos um rico material acerca dos direitos e deveres aplicáveis à produção de um rito a Èsù,
Com a proposta de fornecer suporte aos integrantes do Candomblé, pesquisadores, simpatizante, estudioso etc., o jornal Culto Antigo O . D . Ú apresentamos um rico material acerca dos di-reitos e deveres aplicáveis à produção de um rito a Èsù, procurando elucidar parte das dúvidas que poderão surgir no decorrer do nascimento de um iniciado nos dit...



Capa |  iyami - Minha mãe  |  O.D.U Organização do Universo